Soluções baseadas na natureza podem tornar cidades mais resilientes

 

 

 

enchentes áreas verdes
Foto: Pixabay

 

 

 

A emergência climática deixou de ser uma alerta e está presente nas cidades brasileiras das mais diferentes formas: enchentes na região Sul, ressacas no Rio de Janeiro, tempestades em São Paulo que deixaram pessoas sem energia elétrica por dias, fumaça de queimadas que cobrem Manaus, seca nos rios da região Amazônica e ondas de calor no Centro Oeste. Mais do que nunca, combater e mitigar as mudanças climáticas deve estar no planejamento público.

A natureza oferece soluções neste caminho, como áreas verdes que ajudam a absorver a água da chuva ou árvores diminuem ilhas de calor. Pensando em apoiar o poder público e a iniciativa privada na construção de cidades mais resilientes, a Fundação Grupo Boticário, com apoio da Aliança Bioconexão Urbana, está lançando o e-book Cidades do futuro: As Soluções baseadas na natureza ajudando a enfrentar a emergência climática”.

O livro pode ser baixado gratuitamente e traz exemplos práticos e projetos de referência tanto no Brasil quanto em outros países, mostrando iniciativas baseadas em processos e ecossistemas naturais eficientes no enfrentamento de problemas como inundações, deslizamentos, alagamentos e ilhas de calor.

 

 

 

soluções baseadas na natureza
Imagem: Fundação Grupo Boticário

 

 

 

“A publicação tem o objetivo de demonstrar que a natureza é parte importante da solução para o desenvolvimento socioeconômico resiliente às mudanças do clima. As cidades precisam se adaptar a um novo cenário climático, no qual eventos extremos, como chuvas mais intensas e longos períodos de estiagem, devem se tornar mais frequentes. Além de minimizar os impactos negativos esperados, cidades que convivem melhor com a natureza proporcionam mais qualidade de vida e bem-estar para as pessoas”, afirma Juliana Baladelli Ribeiro, gerente de projetos da Fundação Grupo Boticário.

O e-book traz exemplos de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) utilizadas em diversas regiões no Brasil, apresenta cases de referência, destaca os benefícios das iniciativas para as pessoas e para o meio ambiente e traz ilustrações de cada tipo de SBN. Além disso, traz um guia de fontes para jornalistas e comunicadores com indicação de especialistas para as mais diversas áreas do conhecimento na temática de clima, adaptação de cidades e SBN, que podem ser consultados para enriquecer conteúdos e reportagens sobre o tema.

 

 

 

soluções baseadas na natureza telhados verdes
Fonte: Fundação Grupo Boticário

 

 

 

Os exemplos mostram que as soluções podem ter diferentes escalas, desde ações realizadas por empresas e cidadãos, como a criação de telhados verdes, jardins de chuva e parques de bolso, até projetos mais complexos que necessitam de políticas públicas integradas e maior intervenção do poder público. As iniciativas estão organizadas em 13 tipologias de SBN e envolvem a restauração no entorno de mananciais, arborização urbana em diferentes formatos, como parques lineares e corredores ecológicos, até a renaturalização de rios e córregos ou restauração de manguezais para a proteção costeira, entre outras possibilidades.

“Os benefícios das SBN são cada vez mais reconhecidos por especialistas em todo o mundo e incluem a regulação do clima, a conservação da biodiversidade, a contribuição para maior quantidade e qualidade da água potável, proteção contra desastres naturais, além de segurança alimentar e saúde e qualidade de vida da população”, explica a paisagista urbana Cecilia Polacow Herzog, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e professora e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Cidades esponjas

 

 

 

soluções baseadas na natureza jardins de chuva
Fonte: Fundação Grupo Boticário

 

 

 

Diante das características da urbanização em grande parte do Brasil, que tende a impermeabilizar o solo e alterar os fluxos naturais dos rios e cursos d’água, as cidades não conseguem absorver grandes volumes de chuvas. “Além disso, a população que vive nesses ambientes urbanos profundamente alterados sofre com os impactos na segurança hídrica e ondas de calor, que devem aumentar nos próximos anos com as mudanças no clima provocadas pelo aquecimento global”, lembra a professora da PUC Rio.

A especialista explica que as áreas impermeáveis também provocam modificações no balanço hídrico, com maiores picos de vazão, velocidade e volume do escoamento superficial, além de prejudicar a qualidade da água, que chega aos pontos de captação com muitos sedimentos e resíduos. “A natureza nas cidades é essencial para que o sistema urbano seja mais sustentável e resiliente e as Soluções baseadas na Natureza são ferramentas muito importantes neste contexto”, comenta.

Para baixar o e-book “Cidades do Futuro – As Soluções baseadas na natureza ajudando a enfrentar a emergência climática”, clique AQUI.

 

 

 

soluções baseadas na natureza parques e praças multifuncionais
Fonte: Fundação Grupo Boticário

 

 

 Leia a matéria original em: 

https://ciclovivo.com.br/arq-urb/urbanismo/solucoes-baseadas-na-natureza-podem-tornar-cidades-mais-resilientes/

A Professora Andréa Santos, do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE foi convidada a integrar o grupo de cientistas da Rede “Urban Climate Change Research Network (UCCRN)”

img 2668A Professora Andréa Santos, do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE foi convidada a integrar o grupo de cientistas da Rede “Urban Climate Change Research Network (UCCRN)” ligada à Columbia University, responsáveis por elaborar o Terceiro Relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas e Cidades (ARC3.3), que será publicado pela Cambridge University Press entre 2021 e 2023. 


 

Andréa Santos atuará como Autora Principal do capítulo que irá tratar do tema planejamento urbano e também como autora colaboradora para o Elemento da Ciência do Clima Urbano. A Rede UCCRN é liderada por renomados cientistas como a Dra.Cynthia Rosenzweig, agrônoma americana e climatóloga do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA e Dr. Bill Solecki, Professor do Departamento de Geografia da Hunter College-City University de Nova York.


Maiores informações: https://uccrn.ei.columbia.edu/.

Professora Andrea Santos (Coppe) e professor Carlos Nobre (USP) debatem biodiversidade, crise climática e a revolução do futuro

A professora Andrea Santos, da Coppe/UFRJ, participa nesta sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, do webinar "Biodiversidade, Crise Climática e a Revolução do Futuro", promovido pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES). O evento contará também com o professor Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP); o professor Fabio Scarano, do Instituto de Biologia da UFRJ; a professora Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília (UnB); e o professor Rafael Loyola, da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento terá início às 16h30 e será transmitido nas páginas do BPBES, no Youtube e Facebook.

A proposta do encontro é discutir os desafios e as oportunidades que permeiam a interface entre a agenda de conservação da biodiversidade e das mudanças climáticas.

Durante o webinário será lançada a reedição do Sumário para Tomadores de Decisão:  "Potência Ambiental da Biodiversidade: um caminho inovador para o Brasil", produzido por meio da parceria entre BPBES e Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), do qual a professora Andréa Santos é secretária-executiva, com apoio da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O documento estará disponível no website da BPBES no dia 5 de junho.

Brasil vai na contramão do mundo e aumenta emissões com desmatamento

O planeta vai reduzir em 2020 a emissão de gases do efeito estufa em 6% por conta da freada econômica durante a pandemia atual. Já o Brasil vai na contramão mundial e deve aumentar esse número que é um dos índices causadores do aquecimento global que ameaça a vida na Terra. Essa é a conclusão de estudo feito pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Brasil, que é uma iniciativa do Observatório do Clima que calcula anualmente as emissões e remoções desses gases de todos os setores da economia brasileira.

"O Brasil tem um perfil diferente dos outros países, e suas emissões estão mais ligadas ao uso da terra. Com recordes de desmatamento, o país deve aumentar de 10% a 20% das emissões. A diminuição da atividade na indústria, no transporte e na geração de energia por conta do isolamento social atual acaba sendo pequena por aqui, comparada com a questão ecológica", afirma engenheiro florestal Tasso de Azevedo, que coordenou esse levantamento.

Leia completo em UOL.COM.BR

More Articles...

  1. Emissões globais de carbono caem durante pandemia
  2. Coronavirus set to cause biggest emissions fall since second world war
  3. A pandemia incide no ano mais importante da história da humanidade. Serão as próximas zoonoses gestadas no Brasil?
  4. Investimento em Infraestrutura Verde deverá apoiar países no enfrentamento da crise econômica e na adaptação das cidades às mudanças climáticas
  5. Maior buraco já registrado na camada de ozônio do Ártico acaba de se fechar
  6. Cientistas detectam coronavírus no ar em ruas e imóveis próximos a hospitais
  7. Mudanças Climáticas e pandemias: como será o amanhã pós Covid-19
  8. Coronavírus e emergência climática: 2 riscos óbvios ignorados
  9. Coronavirus and climate change: A tale of two crises
  10. Metade das praias do mundo está em risco de desaparecer até 2100
  11. Sandy coastlines under threat of erosion
  12. A heat wave in Antarctica melted 20% of an island's snow in 9 days
  13. NASA satellite images reveal dramatic melting in Antarctica after record heat wave
  14. SOCORRO! Concentração de CO2 chega a 416,08 ppm
  15. Ice Sheets
  16. Iceberg com mais de 300 km² – quase o tamanho de Belo Horizonte – se solta da Antártica
  17. Mudança climática nas cidades: “Precisamos ficar preparados para o pior"
  18. Cidades brasileiras precisam se adaptar o mais rápido possível ao clima cambiante
  19. Chuvas torrenciais e muito calor: o que determina o clima das grandes cidades?
  20. Chuvas extremas do começo do ano mostram que as cidades brasileiras não estão preparadas para a mudança do clima
  21. Chuvas extremas em SP serão cada vez mais comuns, diz cientista
  22. Dia internacional das mulheres e meninas na ciência - International Day of Women and Girls in Science
  23. 4CN | Processos seletivos - ANALISTA TÉCNICO e ASSISTENTE DE PROJETO
  24. Chuvas no Sudeste: aquecimento global leva a clima de extremos
  25. NOAA gets go-ahead to study climate Plan B: Geoengineering
  26. NASA, NOAA Analyses Reveal 2019 Second Warmest Year on Record
  27. Vídeo impressionante mostra dimensão do impacto dos incêndios no planeta em 2019
  28. Professores da Coppe participam da COP 25 em Madri
  29. Segunda Semana da COP 25
  30. Side Event at COP25: “Addressing Adaptation knowledge gaps in the Latin American Region”
  31. Side event COP25 “Global Alliance of Universities on Climate” at China Pavilion.
  32. Convite - Brazil Climate Hub - December 12th
  33. Convite para o Side Event - COP25
  34. Atmospheric Carbon Dioxide Hits Highest Level in at least 3 Million Years
  35. Brasil tem emissões estáveis em 2018
  36. Climate crisis: 11,000 scientists warn of ‘untold suffering’
  37. Relatório triplica o número de afetados pelo risco de inundação devido à mudança climática
  38. Processos seletivos abertos no âmbito do projeto da Quarta Comunicação Nacional do Brasil à UNFCCC
  39. Veja como as cidades se preparam para enfrentar as mudanças climáticas
  40. Balanços da “Bonn Climate Change Conference”
  41. “Desajuste climático acontece agora e para todos”, diz secretário da ONU
  42. France endures its hottest day ever as Europe swelters in heat wave
  43. Deadly India Heat Wave Temperature Reaches 123 Degrees in Second-Driest Pre-Monsoon Spell in 65 Years
  44. Aquecimento global pode ser catastrófico para o Brasil, alertam cientistas
  45. O PAPEL DA CIÊNCIA NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E NA IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS
  46. Frio intenso, calor extremo, chuvas fortes e ventanias. Em 10 anos, Rio Preto teve uma série de eventos
  47. Aberto período para submissões para candidaturas de especialistas para participar da reunião de definição do escopo do sexto relatório de síntese da avaliação do painel intergovernamental de mudança do clima (IPCC)
  48. Aberto período para inscrição para participação da primeira minuta da contribuição do Grupo de Trabalho I para o Sexto Relatório de Avaliação (AR6), do IPCC
  49. Como nosso cérebro atrapalha o combate às mudanças climáticas
  50. 12 excuses for climate inaction and how to refute them
  51. Uma concentração de CO2 nunca vista pela espécie humana.
  52. Bairro em Londres vai criar 11km de corredor de flores para abelhas
  53. It's Official: Atmospheric CO2 Just Exceeded 415 ppm For The First Time in Human History
  54. Carbon dioxide levels hit landmark at 415 ppm, highest in human history
  55. Mudanças climáticas no Rio e no mundo: a urgência de novos padrões
  56. Derretimento da Antártica já está seis vezes mais rápido do que há 40 anos
  57. O colapso da Terra está cada vez mais próximo
  58. ONU alerta contra impactos ambientais da dessalinização para fornecimento de água doce
  59. 1 milhão de espécies ameaçadas: o que diz preocupante relatório da ONU sobre impacto humano
  60. São Paulo está quente demais para maio
  61. Como a mudança climática está deixando os países ricos mais ricos, e os pobres mais pobres
  62. Permafrost collapse is accelerating carbon release
  63. Nasa instrument heads to space station to map CO2
  64. Agência norte-americana avisa comunidades para que se prepararem para a mudança do clima
  65. Parlamento britânico é o primeiro do mundo a declarar “emergência ambiental e climática”
  66. Entrevista do Mês: Eduardo Assad
  67. Cientistas discutem devastador custo da ação humana no planeta
  68. Novo ciclone atinge Moçambique seis semanas após o primeiro; ONU pede mais apoio
  69. NASA revela novas (e preocupantes) evidências do aquecimento global
  70. As chuvas extremas do Rio são a nova normalidade do clima?
  71. Temporais fazem parte de uma nova realidade, diz climatologista
  72. Motivo de caos no Rio, chuva anormal para outono é 'retrato de clima mais hostil'
  73. Humanidade consome recursos da Terra a taxas insustentáveis, alerta agência da ONU
  74. A diferença entre os impactos de um aquecimento de 1,5˚C ou 2˚C no planeta
  75. Emissões de carbono quebram o recorde em um retrocesso global devastador
  76. Demanda por energia dispara em 2018 e emissões batem recorde
  77. Situação do clima em 2018 mostrou aumento dos efeitos da mudança climática, diz relatório
  78. Reflexos do aquecimento global para a economia brasileira
  79. Falta de acesso à água afeta bilhões e provoca aumento de conflitos no mundo, diz relatório da ONU
  80. Terceiro Relatório de Atualização Bienal do Brasil
  81. Convite: Lançamento do Livro – Brasil: um futuro sustentável
  82. Artigo: A felicidade traz prosperidade
  83. Rio de Janeiro registra as temperaturas médias mais altas em 97 anos
  84. Biodiversidade é uma potência ainda subaproveitada no país.
  85. ‘Estresse térmico’ deixa pessoas mais nervosas nos dias quentes
  86. Groenlândia está derretendo mais rápido do que esperávamos e não há muito mais o que fazer
  87. Verão pode causar 'estresse térmico' no corpo
  88. Gelo da Antártica está derretendo seis vezes mais rápido do que há 40 anos, diz estudo
  89. 'A proteção do meio ambiente não pertence a nenhuma corrente política ou ideológica'
  90. Aquecimento dos oceanos ocorre em ritmo mais rápido que o esperado
  91. Verão tem temperaturas mais altas que as do ano passado; tendência é esquentar
  92. Agro holandês é POP
  93. Animais silvestres em perigo: projeto de lei libera caça no Brasil, também em unidades de conservação. E muito mais!
  94. Chuvas torrenciais e muito calor: o que determina o clima das grandes cidades?
  95. Verão de 2019 vai ser escaldante e já sabemos qual mês será o pior
  96. Ministério do Meio Ambiente oferece 8 cursos na área socioambiental
  97. Agenda do Evento de Lançamento do Relatório "Potência Ambiental da Biodiversidade: um caminho inovador para o Brasil"
  98. COP 24 aprova 'livro de regras' do Acordo de Paris
  99. Relatório encomendado pela própria UNFCCC sobre o aquecimento
  100. Secretário-geral da ONU alerta que planeta não pode se permitir fracassar na COP 24

Unicast