O colapso da Terra está cada vez mais próximo

A Organização das Nações Unidas (ONU) deu um alerta claro e contundente: o planeta se dirige para o colapso climático, sanitário e social. Contudo, também ressaltou a solução (que ainda é possível): reduzir as emissões de gases do efeito estufa (que provocam a mudança climática), diminuir os níveis de consumo, proteger a água e a biodiversidade (entre outras). São algumas das conclusões publicadas em seu relatório Perspectivas do Meio Ambiente Mundial.

A reportagem é de Darío Aranda, publicada por Página/12, 08-05-2019. A tradução é do Cepat.

Em diversos parágrafos, a ONU alerta que, caso não ocorram mudanças drásticas e urgentes, haverá consequências devastadoras. “Estamos provocando a mudança climática e a perda de biodiversidade. Não haverá amanhã para muitas pessoas, a menos que paremos”, afirmou Joyce Msuya, diretora executiva da ONU Meio Ambiente.

A Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente é o maior espaço internacional na temática. Reuniu-se em março passado, no Quênia, e lá foi apresentada a pesquisa Perspectivas do Meio Ambiente Mundial 6, uma foto do clima: nove milhões de pessoas morrem por ano pela poluição do ar e da água. Desde 1970, desapareceram 40% das zonas úmidas e houve uma redução de 60% da população mundial de vertebrados.

Leia completo em Instituto Humanas Unisino.

Unicast