Entrevista do Mês: Eduardo Assad

Um observador da evolução da agricultura brasileira nas últimas quatro décadas, Eduardo Assad, especialista em agricultura e mudanças climáticas, defende com unhas e dentes a necessidade de o Brasil preservar seus biomas. O que nem de longe causaria conflitos com o setor agropecuário.

Nesta entrevista, ele também afirma que mudança climática é uma questão de números e não de crenças. Na última década, assegura o pesquisador da Embrapa, ocorreram vários eventos extremos na agricultura brasileira, que já estão fora da curva.

Apesar de todo o avanço da produtividade agropecuária do Brasil em três décadas, e de haver muito espaço ainda para evoluir, limites ambientais precisam ser impostos e também melhor compreendidos, segundo ele. Como é o caso, por exemplo, da intensificação da pecuária, que é importante e necessária, mas deve considerar também seu impacto nas emissões de gases de efeito estufa do Brasil. A entrevista ocorreu na sede da FGV, em São Paulo, onde Assad dá aulas no curso de mestrado em agronegócio. Acompanhe!

Veja completo em Instituto Escolha

Unicast