Procedimentos

Os Grupos de Trabalhos e a Força Tarefa do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas são responsáveis pela produção dos volumes dos Relatórios de Avaliação Nacional. A seleção de autores que compõem os Grupos de Trabalho e Força Tarefa do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas foi realizada a partir de Chamada Pública de Autores e convites enviados a especialistas indicados pelos membros do Comitê Científico, do Conselho Diretor e por Autores Principais dos Grupos de Trabalho.

O Comitê Científico é formado pelos coordenadores dos Grupos de Trabalho e Força-Tarefa em Metodologia de Inventário de Gases de Efeito Estufa, sendo responsável pela elaboração e definição dos escopos dos Volumes 1, 2 e 3 - do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) sobre Mudança do Clima do PBMC -, assim como por coordenar os trabalhos de elaboração dos Relatórios e orientar os autores e revisores nesse processo.

O Conselho Diretor do PBMC é responsável por aprovar a lista final de autores, os escopos propostos pelo Comitê Científico e os textos dos Relatórios de Avaliação Nacional em suas diversas fases, orientando de forma geral os trabalhos do Painel, com função deliberativa.

A Plenária do PBMC, - composta pelo Conselho Diretor, Comitê Científico e por representantes governamentais das esferas federais e estaduais -, tem como atribuição a aprovação do Sumário para Tomadores de Decisão.

Assim como no IPCC, o RAN1 será composto por volumes, correspondendo à síntese das atividades desenvolvidas por Grupos de Trabalho, assim dispostos:

Grupo de Trabalho 1 (GT1)
Avalia os aspectos científicos do sistema climático e suas mudanças;

Grupo de Trabalho 2 (GT2)
Avalia os impactos das mudanças climáticas nos sistemas naturais e sócio-econômicos as consequências positivas e negativas das mudanças climáticas, e as opções de adaptação a elas;

Grupo de Trabalho 3 (GT3)
Avalia as opções para mitigação das mudanças climáticas;

Força-Tarefa em Metodologias de Inventários de emissões de gases de efeito estufa.
Com escopo de atuação em metodologias para inventários nacionais de emissões antrópicas e remoções por sumidouros de gases de efeito estufa não controlados pelo Protocolo de Montreal.

Unicast