Aberto período para submissões para candidaturas de especialistas para participar da reunião de definição do escopo do sexto relatório de síntese da avaliação do painel intergovernamental de mudança do clima (IPCC)

Informamos que encontra-se aberto, até 31 de maio, o período de submissões para candidaturas de especialistas para participar da Reunião de Definição do Escopo do Sexto Relatório de Síntese da Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC), a ser realizado em Cingapura, em 21 - 23 de outubro de 2019.

 

De acordo com o Apêndice A dos princípios que regem o trabalho do IPCC, seus relatórios devem ser precedidos por uma reunião de escopo para desenvolver o esboço preliminar. As indicações deverão ser realizadas pelos Pontos Focais do Governo, organizações observadoras e membros do Bureau. Um esboço preliminar amplo do Relatório de Síntese foi desenvolvido durante a reunião preliminar de escopo do Relatório de Síntese (SYR), realizada em Adis Abeba, de 1 a 5 de maio de 2017, e o Painel tomou nota do esboço preliminar amplo dos elementos gerais provisórios que sustentam o SYR, conforme documento IPCC-XLVI / Doc. 6: http://bit.ly/p46_doc6 .

 

Ainda segundo o Apêndice A dos princípios que regem o trabalho do IPCC, o Relatório de Síntese sintetizará e integrará os materiais contidos nos Relatórios de Avaliação e nos Relatórios Especiais do Sexto Ciclo de Avaliação e deverá ser escrito em um estilo não técnico adequado aos formuladores de políticas e abordar uma ampla gama de questões relevantes para a política, porém politicamente neutras, aprovadas pelo Painel.

 

Os participantes da reunião de escopo serão selecionados pelo Presidente do IPCC, em consulta com os Co-Presidentes dos Grupos de Trabalho, considerando os seguintes critérios: expertise científica, técnica e socioeconômica, incluindo a variedade de pontos de vista; representação geográfica; uma mistura de especialistas com e sem experiência anterior no IPCC; e equilíbrio de gênero.

 

O Relatório de Síntese da AR6, à medida que se baseia e complementa os três Relatórios Especiais e os três principais relatórios dos Grupos de Trabalho, assim como o relatório da Força Tarefa sobre Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa (TFI), requer uma abordagem ampla conectando diversas áreas de conhecimento. Os participantes da Reunião de Escopo do Relatório de Síntese devem, além de ter uma forte competência em seu campo científico, ter uma sólida compreensão das interfaces entre as disciplinas e os Grupos de Trabalho do IPCC, bem como a expertise relevante para os relatórios do AR6. Por um lado, os participantes também devem ter uma percepção clara do que constitui um novo conhecimento, por outro, das principais necessidades da política, incluindo as da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

 

Caso tenha interesse, envie seu currículo vitae (de no máximo de 4 páginas) em inglês, juntamente com o formulário de indicação anexo preenchido (note que ele possui duas abas). Observe também que o trabalho da Reunião de Escopo será conduzido apenas em inglês. O prazo para o encaminhamento é sexta, 31 de maio de 2019.

 

Não serão aceitas submissões após o prazo. A submissão deve indicar claramente seu campo de especialização. Uma carta de convite para a reunião de escopo será enviada para os indicados selecionados em meados de julho de 2019.

Unicast