NASA revela novas (e preocupantes) evidências do aquecimento global

Ao se deparar com temperaturas de até 50ºC negativos no Centro-Oeste norte-americano, o presidente dos EUA, Donald Trump, logo se lembrou das mudanças climáticas. “O que diabos está acontecendo com o aquecimento global? Por favor, volta depressa. Precisamos de você!, tuitou Trump.

Mas, se sobra dúvida, negação e ironia para o presidente, o Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA acaba de lançar um novo estudo que pode ajudar Trump, e qualquer outro negacionista, a entender exatamente o que está acontecendo com a temperatura do planeta.


Antes de tudo, é bom lembrar que, quando se fala em aquecimento global, é uma média do quanto a temperatura subiu em todo o planeta desde o início da Revolução Industrial, por volta de 1850. Assim, os extremos de temperatura negativa, como nos EUA, são contabilizados juntamente com os extremos de temperatura máxima, como nas ondas de calor que atingiram a Austrália o ano passado.

Para ter uma ideia, enquanto a temperatura média global já está cerca de 1ºC acima dos níveis pré-industriais, na cidade de São Paulo e alguns pontos do Nordeste brasileiro e Amazônia, os termômetros demonstram aquecimento médio acima dos 2ºC.

Leia mais em Galileu

Unicast