Coronavírus e emergência climática: 2 riscos óbvios ignorados

Esqueça os cisnes negros [1], estamos sendo atropelados por dois riscos do tipo rinoceronte cinza: o coronavírus e a emergência climática.

metáfora do rinoceronte cinza foi cunhada pela especialista em riscos Michele Wucker para descrever perigos “altamente óbvios, altamente prováveis, mas ainda negligenciados”, em oposição aos riscos imprevisíveis ou altamente improváveis descritos pela metáfora do cisne negro.

Ao espalhar infecções e medo pelo mundo, o novo coronavírus está provocando referências ao cisne negro tanto na mídia quanto entre os investidores, assim como tem feito o impacto da crise climática sobre os mercados financeiros (veja também esta nota publicada pelo Climainfo).

Mas tanto para epidemias como a do coronavírus, como para o problema de queima mais lenta representado pelo aquecimento global, os alertas estavam aí para quem prestava atenção.

Compreender que tipo de risco se enfrenta – como indivíduo, país, empresa ou mundo – é essencial para termos certeza de estarmos preparados para o logo antes, o durante e o depois de um momento de crise. Se você confunde um rinoceronte cinza com um cisne preto, é bem provável que esteja mal preparado.

Leia Completo em Clima Info.

Unicast