Dia internacional das mulheres e meninas na ciência - International Day of Women and Girls in Science

No dia 11 de fevereiro de 2020 foi comemorado o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, adotado por resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015.

 

O dia reconhece o papel crítico que mulheres e meninas desempenham na ciência e na tecnologia. De acordo com as Nações Unidas, atualmente apenas 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres. 

 

Mulheres e meninas representam metade da população mundial e, portanto, também metade desse potencial. A igualdade de gênero, além de ser um direito humano fundamental, é essencial para alcançar sociedades pacíficas, com pleno potencial humano e o desenvolvimento sustentável.

 

A ciência e a igualdade de gênero são vitais para o alcance das metas de desenvolvimento acordadas internacionalmente, incluindo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5: Alcançar a igualdade de gênero e “empoderar” todas as mulheres e meninas.

 

Nos últimos 15 anos, a comunidade global fez um grande esforço para inspirar e envolver mulheres e meninas na ciência. No entanto, estas continuam sendo excluídas de participar plenamente da ciência.

 

Andréa Santos, professora da COPPE/ UFRJ, relembra que na época da concepção do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), então presidido pelos pesquisadores Carlos Nobre da USP e Suzana Kahn, também da COPPE/ UFRJ - o que na prática já trazia uma mensagem sobre a importância da equidade, com uma mulher e um homem presidindo - ocorreu uma preocupação em garantir o equilíbrio de gênero também entre os autores que trabalharam na elaboração do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional.

 

Infelizmente, apenas 20% dos autores do PBMC eram mulheres. Ainda temos muitos desafios pela frente. Não basta a luta pela igualdade e equidade de gênero, nos dias atuais ainda temos que provar, apesar de todas as evidências científicas, de que o aquecimento global é real e que as mudanças climáticas estão ocorrendo numa velocidade sem precedentes.

 

“O mundo precisa de ciência, e a ciência precisa de mulheres.”

 


Andréa Santos é professora do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/ UFRJ e Secretária Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Unicast