Fórum e Coppe debatem os resultados do Relatório do IPCC

A Coppe e o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas promovem, dia 26 de maio, quinta-feira, o workshop sobre as conclusões do Relatório Especial sobre Energias Renováveis, divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, no mês de maio, em Abu Dhabi. O evento contará com a presença dos quatro professores da Coppe que participaram da elaboração desse relatório, Segen Estefen, Roberto Schaeffer, Suzana Kahn Ribeiro e Marcos Freitas, dos membros do Fórum, pesquisadores e especialistas. O workshop será realizado, das 14 às 17 horas, no auditório do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe, que fica no prédio anexo ao Centro de Tecnologia, Rua Pedro Calmon, s/n, na Cidade Universitária.

 

De acordo com os cenários analisados pelo IPCC, as fontes renováveis suprirão 80% da energia em 2050. A biomassa, a energia eólica e a energia solar serão, dentre as renováveis, as que mais estarão contribuindo para a oferta de energia no mundo em 40 anos. Segundo o relatório, as fontes renováveis poderão reduzir entre 220 Gt e 560 Gt (gigatoneladas) a emissão de CO2 na atmosfera nesse período.

A Coppe teve uma importante contribuição no relatório, através da participação de Segen Estefen, professor de Engenharia Oceânica, que coordenou o capítulo sobre Energia dos Oceanos; Roberto Schaeffer, professor de Planejamento Energético, que coordenou o capítulo sobre Potencial de Mitigação e Custos; Marcos Freitas, professor de Planejamento Energético, um dos autores do capítulo sobre Hidreletricidade, e Suzana Kahn Ribeiro, professora de Engenharia de Transportes, revisou o capítulo que trata de Biomassa.

Unicast