Painel brasileiro de mudanças climáticas recebe inscrições de pesquisadores até o dia 5 de maio

O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) ampliou para 5 de maio (quarta-feira) o prazo para receber inscrições de pesquisadores interessados em participar do primeiro relatório de Avaliação Nacional do PBMC sobre Mudança do Clima no Brasil.

 

O relatório a ser produzido pelo PBMC deve reunir cerca de 150 pesquisadores de todo o país, que serão selecionados a partir de critérios técnicos e de equilíbrio geográfico das regiões brasileiras e de gênero. O Painel tem como principal objetivo disponibilizar informações técnico-científicas sobre mudanças climáticas no Brasil a tomadores de decisão e à sociedade.

Criado em setembro de 2009 pelos Ministérios de Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, o PBMC é uma das ações previstas no eixo de Pesquisa e Desenvolvimento do Plano Nacional sobre Mudança do Clima. A ex-secretaria de Mudancas Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Suzana Khan, assumiu recentemente a presidência do Comitê Científico do Painel Brasileiro, e Carlos Nobre, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), a presidência do Conselho Diretor. Participam ainda representantes de instituições de pesquisa e universidades.

Segundo Suzana Kahn, um dos objetivos do PBMC é integrar e qualificar o engajamento da academia brasileira na ciência do clima, assim como ampliar a participação brasileira nos relatórios do IPCC. "Queremos criar uma massa crítica organizada de pesquisadores que trabalham com clima no Brasil. Precisamos conhecer as pesquisas já existentes, compartilhar informações e induzir a produção de outras, avaliando de forma objetiva e integrada o conhecimento técnico e científico produzido no pais", disse.

O primeiro relatório começa a ser elaborado nesse ano e deverá ser finalizado em 2012. Será estruturado com base na avaliação de três grupos de trabalho (GTs): ciência do clima; vulnerabilidade, impactos e adaptação às mudanças climáticas e opções de mitigação às mudanças climáticas.

Em julho, o PBMC estará divulgando um balanço da participação dos autores em seu 1º relatório e no 5º Relatório do IPCC.

Os interessados devem entrar em contato com a secretaria-executiva do PBMC, pelo fone (21) 2562-7030 ou e-mail secex_painel@adc.coppe.ufrj.br

Unicast