Na última terça-feira (05/07), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) sediou o Painel Brasileiro de Mudanças

img painel mud climaticasClimáticas (PBMC). O Painel foi criado no âmbito de uma portaria interministerial dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência e Tecnologia (MCT), no esforço de implementar as ações do país perante o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Pela manhã, a reunião teve apresentações dos roteiros de cada capítulo para discussões e debates sobre o conteúdo do relatório. À tarde, os grupos de trabalho presentes se reuniram individualmente para os debates.

 

O PBMC foi criado nos moldes do IPCC, com quatro grupos de trabalho (GT) divididos nos temas: ciência de mudanças climáticas; vulnerabilidade, impactos e adaptação às mudanças climáticas; mitigação; e inventário sobre emissões de gases de efeito estufa no país. O assessor técnico do CGEE Antonio Magalhães é um dos coordenadores do GT sobre vulnerabilidade.

A iniciativa desses especialistas em organizar um relatório com temas acerca de mudanças climáticas no Brasil é voluntária. A intenção é apoiar o processo de funcionamento do IPCC. O relatório brasileiro será futuramente publicado em português e inglês.

Matéria Original: CCGE

 

Unicast