O que precisa ser feito em cada setor para limitar o aquecimento global em 1,5oC?

Limitar o aquecimento global em 1,5°C é um tremendo desafio, mas de enfrentamento ainda possível, segundo a ciência climática. A limitação do aquecimento traria muitos cobenefícios e custaria muito menos do que a posterior remediação dos danos. Analisamos aqui o que precisa ser feito em cada setor da economia responsável pelas emissões de gases de efeito estufa para que esta limitação seja possível.

Em 2015, quando os governos de todo o mundo adotaram o Acordo de Paris pelo clima do nosso planeta, solicitaram aos cientistas do IPCC uma análise dos impactos que a humanidade sofreria caso o aquecimento global chegasse a 1,5°C e, também, uma análise das maneiras pelas quais seria possível aos países cumprir a meta de manutenção do aquecimento global abaixo desta temperatura.

Pois bem, os milhares de cientistas de todo o mundo reunidos no IPCC entregaram estas análises em outubro de 2018, em um relatório especial que busca responder (i) quais são os impactos de um aquecimento global de 1,5oC e de um aquecimento de 2oC? O que é necessário para limitar o aumento da temperatura em 1,5oC? E quais são os trade-offs com as metas de desenvolvimento sustentável da ONU?

Tentamos aqui sintetizar as ações que precisam ser feitas em cada setor para que o aquecimento global não ultrapasse os 1,5oC. Esta não é uma síntese do relatório do IPCC, mas somente uma guia para sua compreensão. O Sumário para Formuladores de Políticas do relatório do IPCC pode ser lido aqui.

Leia mais em CLIMA INFO

Unicast